Registro de imóveis: 5 dicas para não errar!
Passando todas aquelas etapas do processo de finalmente comprar o seu sonhado apartamento, chega um dos últimos passos para você finalmente morar em seu novo lar. Depois de realizar pesquisas de mercado, achar a melhor opção de preço e juntar a quantia de entrada, é chegada a hora de pensar no registro.
E esse é um momento em que você deve realizar com muita cautela e cuidado. O registro do de um imóvel é basicamente uma forma de atestar que você é o proprietário legal do imóvel. Ou seja, registrar significa que o imóvel é seu.
Nesse artigo separamos cinco dicas para você realizar o processo de registro do seu imóvel sem erros ou complicações!
- Tenha uma base financeira para escritura e registro
Esse é um dos pontos que pega muitos novos proprietários de surpresa. Os trâmites do registro de imóveis são pagos e você precisa estar preparado para isso.
Para evitar problema, reserve uma quantia a mais ao total juntado, aproximadamente 5% do valor cheio do imóvel.
Dispondo desse dinheiro, você conseguirá arcar com uma parcela considerável (ou até mesmo todas) dos gastos provenientes do registro.
- Saiba quais os documentos necessários
É indispensável que vendedor e comprador tenha em mãos toda a documentação necessária para o registro.
Para quem está comprando o imóvel: Uma cópia de documento de identificação, uma cópia do CPF e uma cópia do documento de estado civil são necessárias.
E para o vendedor, cópia do documento de identificação, cópia do CPF, recibo do pagamento do IPTU em dia e recibo dos impostos cobrados pelo estado são os necessários.
- Compreenda o recolhimento do ITBI
Sendo um dos principais impostos em processos imobiliários, você deve estar atento ao funcionamento do ITBI.
O ITBI é um tributo municipal que pode chegar em 5% do valor do imóvel. Sua guia é emitida pelo tabelião e deve conter obrigatoriamente dados sobre o vendedor, comprador e sobre a transação em si.
Sabendo da importância do ITBI no processo, já procure guardar a quantia necessária para o pagamento do tributo.
- Saiba como funciona o registro de imóveis financiados?
Uma das principais dúvidas de compradores que recém adquiriram um imóvel é sobre como transcorre o processo de escritura e registro de um imóvel financiado.
Nesse cenário, o financiamento que foi fechado com a construtora já possui o valor de escritura, não havendo assim, motivo para firmar fé pública em cartório.
Em suma, se o comprador não realizar os pagamentos das parcelas do financiamento, a posse do imóvel voltará a ser da construtora.
- Conte com um despachante imobiliário
Passar por essa etapa no processo da compra de um imóvel pode ser uma missão difícil se realizada sozinha, sem algum auxílio especializado e profissional.
Portanto, ter ao seu lado um despachante imobiliário é uma forma de passar por essa fase de maneira mais tranquila.
Ele intermediará todos os trâmites do registro, facilitando e auxiliando o desenvolvimento do negócio de maneira prática e sem dores de cabeça para você.
Compreender como de fato acontece o registro de um imóvel é passo fundamental para evitar erros nesse momento tão importante na sua vida.
Ao seguir nossas dicas, você com certeza terá uma base muito melhor para evitar sustos, complicações e surpresas desagradáveis