Maneiras de Rentabilizar com Investimento Imobiliário
Investir em imóveis oferece diversas oportunidades de rentabilidade. Seja você um investidor iniciante ou experiente, existem estratégias para maximizar seus ganhos. Uma delas é entender o mercado ao qual você deseja se inserir, sendo que, cidades com até 200 mil habitantes, podem ser uma ótima oportunidade para iniciar a expansão da sua carteira de investimentos. No blog de hoje, exploraremos algumas maneiras de rentabilizar com investimento imobiliário e alguns pontos que merecem a sua atenção antes de ingressar nesse vasto horizonte de possibilidades.
Sempre que buscamos mais conhecimento sobre o assunto, a maioria desses conteúdos, especialistas e resultados fora do padrão, geralmente são focados em grandes centros onde, apesar de obter um retorno aparentemente alto, o seu investimento também será bem maior. Então a pergunta que fica é: é possível alcançar grandes retornos mesmo em cidades menores?
Já te adiantamos que a resposta é SIM! Mas primeiro você precisa estudar um pouco melhor o seu mercado local e regional para entender as possibilidades, quem será o seu público e quais são as suas reais necessidades. Feito isso podemos observar que o mercado imobiliário é conhecido por sua estabilidade e potencial de crescimento independente de onde você pretende investir. Com isso é possível rentabilizar obtendo uma renda passiva, valorização do patrimônio e diversificação da carteira. Vamos analisar algumas das opções:
1. Aluguel Residencial
Investir em imóveis para alugar na modalidade long stay é uma das formas mais tradicionais de rentabilização. Comprar apartamentos, por exemplo, e alugá-los a terceiros gera renda mensal. Certifique-se de escolher locais estratégicos como proximidade com universidades, locais que facilitem a mobilidade e imóveis que atendam de fato as necessidades dos futuros inquilinos e agreguem valor ao seu investimento. Além disso, avalie o retorno sobre o investimento (ROI) e, se você ainda tem dúvidas, acesse o nosso conteúdo onde explicamos passo a passo da importância desse indicador para validar se o seu investimento é bom para os seus objetivos.
2. Aluguel por Temporada
Se você possui um imóvel em uma área turística ou com alta demanda, considere alugá-lo por temporada ou short stay. Temos um conteúdo onde explicamos o porquê dessa modalidade ser tão interessante para investimentos, você pode acessar clicando aqui. Plataformas como Airbnb permitem que você alcance um público global. A rentabilidade pode ser maior, mas lembre-se que essa modalidade exige um pouco mais de manutenção e acompanhamento das despesas, o que pode ser suprido com a ajuda de uma equipe profissional de gestão das suas propriedades e seus custos podem ser alocados junto com o valor de locação aumentando ainda mais o seu ROI e reduzindo os transtornos.
3. Fundos Imobiliários (FIIs)
Os FIIs são uma alternativa para quem deseja investir no mercado imobiliário sem comprar propriedades diretamente. Esses fundos reúnem recursos de diversos investidores e aplicam em imóveis para diversas finalidades como pontos comerciais, shoppings e até mesmo residenciais. Os rendimentos são distribuídos periodicamente aos cotistas em forma de aluguel ou após a venda, por isso exige um pouco mais de conhecimento de mercado e um acompanhamento maior.
5. Compra e Venda
A valorização do imóvel ao longo do tempo permite que você compre por um preço mais baixo, principalmente quando falamos em imóveis na planta, e venda por outro mais alto após a finalização da obra. Essa estratégia pode exigir uma certa paciência, pois os prazos de obra podem ir de poucos meses até muitos anos, e conhecimento do mercado para entender se o seu ativo possui maior liquidez, mas funciona muito bem como uma reserva de longo prazo.
Essas são apenas algumas das diversas opções disponíveis, então lembre-se que, independentemente do seu perfil de investidor, o mercado imobiliário é tão democrático que sempre haverá opções de rentabilização que são vantajosas para você. E é sempre bom consultar um profissional especializado antes de tomar qualquer decisão de investimento para escolher aquelas que se alinham ao seu objetivo financeiro e perfil de risco. Mais importante que isso é: Lembre-se de diversificar sua carteira e buscar informações atualizadas sobre todos os setores que você está se dispondo a investir.
Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você! E se você está buscando rentabilizar no mercado imobiliário de forma segura e rentável, não deixe de conhecer as nossas opções disponíveis através do nosso portfólio e, se desejar, temos uma equipe de consultores prontos para te auxiliar na busca pelo melhor investimento.
📞Tel.: (35) 99953-0241
📋 CRECI-MG 7677 PJ