Você conhece as etapas da construção de um empreendimento?
Se você adquiriu ou está pensando em comprar um apartamento na planta, você precisa saber quais são as etapas de construção de um prédio, seja para ter conhecimento sobre o que será feito em cada fase, seja para diminuir a ansiedade. Por isso, no post de hoje vamos te mostrar como um empreendimento é feito, desde o projeto até a entrega das chaves ao proprietário.
Quais as etapas da construção de um empreendimento?
Depois de escolher o imóvel e a construtora/incorporadora responsável pela sua construção, é hora de reunir toda a papelada abaixo.
Demarcação
A primeira etapa é a locação da obra, que consiste na demarcação da obra dentro do terreno. É nesse momento que são mapeadas as delimitações de áreas e é feito um desenho base a partir de onde daremos início a estrutura.
Contenção
Quando se trata de um terreno que não seja 100% plano, a segunda etapa consiste na contenção. O objetivo da etapa de contenções em uma obra é conter as alterações provocadas diante das interferências realizadas no terreno, que podem se dar a partir da retirada de vegetação do local, ou de terra. Dessa forma a contenção é o que garante a segurança da construção a partir da adequação da área que será utilizada.
Fundação
Na sequência damos início a etapa de fundação. Essa etapa é sem sombra de dúvidas uma das partes mais importantes, já que é ela quem permite e suporta a distribuição de cargas para o solo e é quem mantém nivelado o prédio no terreno.
Estruturas e Alvenaria
O próximo passo consiste na supra estrutura. Nesta etapa estão concentrados os elementos estruturais como pilar, viga e laje. À medida que essa etapa evolui caminhamos em paralelo com a alvenaria, que nada mais é do que a execução das paredes, que pode ser feito em tijolo ou bloco, a variar de acordo com o tipo de construção.
Cobertura
É importante que após essa etapa sejam feitos os telhados e a impermeabilização, dessa forma, em caso de chuvas por exemplo, sua obra não será afetada, pois o local já estará protegido.
Instalações
Evoluídas essas etapas iniciamos a parte de instalações, que é a etapa onde instalamos as tubulações hidráulicas e elétricas que ficam atrás das paredes, ou seja, aquela estrutura que após finalizada a obra não está visível aos olhos, mas é o que permite o funcionamento do apartamento. Em alguns casos essa etapa pode iniciar um pouco antes, na etapa de supra estrutura.
Revestimento
Partimos então para a fase de revestimento interno, que pode ser a preparação com argamassa para aplicação de azulejo ou reboco nos casos de pintura e também a aplicação de gesso nas paredes e tetos. Essa etapa pode ser realizada parcialmente à medida que os andares são concluídos. A parte externa, porém, só é feita após a finalização de toda a alvenaria e segue o mesmo modelo de preparação de acordo com o acabamento definido, azulejo ou pintura.
Pavimentação
Efetivada a parte de revestimento é possível iniciar a pavimentação. Nessa etapa incluímos todo acabamento referente a parte de piso, desde a cimentação, nivelamento a aplicação dos pisos.
Esquadrias e testes hidráulicos
A próxima etapa é a de instalação das esquadrias das portas e janelas. A função da esquadria é possibilitar o fechamento de vãos, impedindo a entrada da chuva, vento ou alguma intempérie.
É nessa etapa que todos os testes hidráulicos são feitos, dessa forma em caso de identificação de algum defeito, não teremos danos na pintura ou forro. Um teste importante nessa fase é o teste de estanqueidade, onde todos os canais de água são liberados ao mesmo tempo, com a finalidade de verificar sua funcionalidade em 100%, prevenindo defeitos nas tubulações.
Forro e pinturas
Com todas as verificações realizadas iniciamos a etapa de forro e a pintura. Muito mais que um elemento estético, a pintura tem o objetivo de proteger a superfície e dar acabamento. Com ela fica mais fácil higienizar as paredes futuramente, além de criar ambientação ao cômodo.
Últimas instalações
Entramos então na fase de instalações finais da parte elétrica e hidráulica. Nessa etapa realizamos a instalação das louças e dos metais, bem como pontos de ar condicionado, pontos de gás, de captação de água pluvial, de SPDA (sistema de proteção de descargas atmosféricas, que é o sistema que protege seus aparelhos eletrônicos em caso de raios) e instalações de combate a incêndio.
Instalações concluídas é hora das finalizações como instalação de grama, pisos emborrachados, mobiliário e limpeza final.
Vistorias e entrega das chaves
Concluídos os serviços é hora da validação. É nessa hora que a prefeitura faz a verificação do projeto aprovado versus o projeto realizado, concedendo o habite-se, e o corpo de bombeiros faz as verificações de segurança concedendo o AVCB.
Somente após a emissão desses documentos é legalmente permitido que os imóveis sejam habitados. Por fim, após a validação do cliente através de uma vistoria, as chaves são entregues e o cliente pode então se mudar.
Viu como é importante conhecer cada etapa da construção de um prédio? A SN Construtora atua com excelência em cada um desses processos e está pronta para tornar seu sonho realidade! Conheça os nossos empreendimentos disponíveis e seja o próximo a estar com as chaves do seu apartamento na mão.
(35) 3826-6061 | (35) 3826-6100
Rua Desembargador Alberto Luz, 110 | Centro – Lavras/MG
1 thought on “Você conhece as etapas da construção de um empreendimento?”