Fatores como localização, valor de entrada do imóvel e simulação online são determinantes para os brasileiros

Quando o assunto é imóvel próprio, aspectos sociais, tecnológicos e de inovação influenciam no processo de compra dos brasileiros. É o que diz a pesquisa inédita realizada pela ABRAIC e BRAIN, divulgada em março de 2022. Foram cerca de 850 pessoas que, em 2021, compraram imóvel próprio, e que compartilharam, nesse levantamento, alguns elementos essenciais para a decisão final de compra. Quais são esses elementos? O que levar em consideração: localização, taxas de juros, casa ou apartamento? Vamos entender um pouco mais como essas tendências podem influenciar na sua decisão de compra do imóvel próprio?

Localização, preço e privacidade

A pesquisa se inicia trazendo que 47% dos entrevistados preferem comprar apartamentos para morar e 34% casa ou sobrado em rua. Sendo a localização, como bairro e região, o item com maior importância na decisão de compra do consumidor. Cerca de 81% dos brasileiros levam em consideração aspecto localização. Morar perto de comércios que são úteis para o dia a dia do consumidor estão entre as opções de maior importância. Ao todo, 83% almejam morar perto de supermercados, 59% de farmácias, 38% de hospitais e 34% de escolas. Dos entrevistados, 32% estariam dispostos a comprar imóvel acima de R$ 250 mil, uma vez que esses empreendimentos possuem maior infraestrutura e se enquadram nas necessidades apresentadas pelos moradores. O espaço home office, por exemplo, é um elemento que faz a diferença para o brasileiro. Ainda mais, com as demandas advindas com a era pandêmica que o mundo passou. O trabalho remoto veio para ficar, pois, além da privacidade que o espaço proporciona para exercer tal atividade, ele se configura não mais como apenas um desejo, mas, também, uma necessidade. 

Moradia e a praticidade do digital 

A compra do imóvel residencial, para 70% dos entrevistados, é para uso próprio, ou seja, para moradia. As pessoas têm se atentado mais para a relação aluguel e moradia, uma vez que o dinheiro investido no aluguel poderia ser utilizado para conquistar um patrimônio próprio. Com o aumento das tecnologias digitais, cada vez mais, será preciso migrar os processos de compra e venda para as plataformas online. Hoje, a oportunidade de fazer tudo de onde quiser e quando quiser tem chamado atenção do consumidor, que tem buscado mais praticidade no dia a dia pessoal e profissional. Cerca de 86% dos que participaram do processo de compra e negociação, com corretores e construtoras, saíram satisfeitos da experiência. E 80% dos que fizeram simulação online do financiamento ficaram muito satisfeito ou satisfeito.

O financiamento e suas vantagens 

Quando o assunto é financiamento imobiliário, podemos afirmar, segundo a pesquisa, que o valor de entrada é, sem dúvidas, o fator que mais influencia a decisão de compra do morador. Cerca de 44% considera o valor da entrada mais importante, 29% considera o valor da parcela e 22% as taxas de juros do financiamento. Podemos concluir que o valor da entrada é mais importante que as taxas de juros, para o consumidor. Já 36% afirma que considera importante e está disposto a garantir o financiamento a juro baixo o mais rápido possível, ao enxergar que os juros estão subindo. E, 38% considera muito importante o valor maior de parcela no início, assim, o valor das parcelas consequentes vai sendo reduzido ao longo do financiamento. 

Esse diagnóstico além de ajudar o setor a planejar estratégias que caminham alinhadas as necessidades dos consumidores, serve também de guia para os futuros moradores e investidores realizarem escolhas mais assertivas em relação ao mercado imobiliário. Para acessar a pesquisa completa, acesse aqui. A SN Construtora está ativa na construção de empreendimentos pensados para a realidade do brasileiro, o novo sucesso de vendas, por exemplo, o Firenze Residencial, você encontrará apartamentos dois e três quartos premium, de 80 a 216 m² de área privativa, até 2 suítes, espaços home office, uma ou duas vagas de garagem e varandas gourmet em todas as unidades. Nossos especialistas estão aqui para te ajudar nessa jornada do imóvel próprio. Clique aqui e fale com nossa equipe de consultores.