Economia doméstica: da água às compras

Quando o assunto é o sonho do imóvel próprio, precisamos ter em mente uma palavra: Planejamento. Algumas pessoas pensam que o planejamento deve ser feito somente até o momento da compra do imóvel, mas é aí que se enganam, pois o planejamento deve ser feito enquanto houver parcelas a serem pagas, no caso de financiamentos.

Pensando nisso, devemos começar a nos reeducar financeiramente para que o sonho não acabe se tornando um pesadelo, começando no racionamento até abrir mão de algumas coisas, desde que não afetem a sua rotina drasticamente.

Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar algumas formas de se planejar desde o desejo de compra até para manter os débitos sempre em dia.

Por que se organizar?

Principalmente se você ainda está planejando sair do aluguel, a organização das suas finanças vai te ajudar e muito nesse processo. O primeiro ponto a se atentar é como manter um controle do seu dinheiro. Saber quanto você tem de receita, apesar de parecer óbvio, muitas vezes não é colocado de forma visual, fazendo com que quase nunca saibamos quanto entra de dinheiro em nossa conta. Por isso, montar uma planilha com os seus ganhos e gastos é a melhor forma de acompanhamento para que você não gaste mais do que deveria. Isso se você a atualizar com frequência.

Com essas etapas, certamente será mais fácil eliminar as suas dívidas e possivelmente vai acabar sobrando uma reserva para começar a investir.

O perigo das compras e promoções

Sempre que estamos tentando economizar nos deparamos com promoções. Nesse momento, o autocontrole é fundamental, pois temos que ter em mente o nosso objetivo, que, nesse caso, é de sair do aluguel e organizar as finanças, mas não é tão simples quanto parece. Para economizar durante as compras, algumas simples dicas podem ser de grande valia como:

  • Faça uma lista com os itens extremamente necessários e que estão em falta sempre que sair para as compras;
  • Se for às compras de supermercado, alimente-se antes, assim evita ser seduzido por itens que não são essenciais ou que, geralmente, você não compraria;
  • Nem sempre as marcas famosas, que são as mais caras, possuem os melhores produtos. Dê uma chance a novas marcas e você pode acabar se surpreendendo;
  • Para os que gostam de renovar a mobília da casa os tutoriais de DIY (Faça você mesmo) ajudam e muito a ter uma mobília única e exclusiva e com a assinatura do melhor autor, você mesmo;
  • Se o seu negócio são os gastos com vestuário, você pode aproveitar e fazer um bazar/ brechó para venda dos itens que não estão mais em uso, ajudando a renovar o guarda-roupas;

Despesas frequentes

Alguns débitos são recorrentes e parecem não ter fim, como água e energia elétrica, mas isso não significa que, com algumas pequenas ações e medidas, esses gastos não possam ser mais baixos do que o de costume. O que geralmente mais pesa nas despesas mensais é a energia elétrica, mas calma, temos algumas dicas de como economizar:

  • Na iluminação, dê preferência para a luz natural e, quanto não for possível, escolha lâmpadas de LED que têm uma economia muito maior quando comparado às incandescentes.
  • No consumo de equipamentos elétricos busque sempre os com classificação A, desligue os equipamentos quando não estiverem em uso e evite utilizar muitos equipamentos em horários de pico (entre 18 e 22h).
  • Durante o banho, além de reduzir o tempo gasto, mantenha-o na posição verão e a sua economia pode chegar a 30% nas contas de energia e até mesmo de água.
  • Um vilão no momento da economia são as extensões e o famoso “T”, utilize-os apenas quando extremamente necessário.
  • Vazamentos são os maiores responsáveis pelo consumo excessivo de água, por isso manter os encanamentos sempre saudáveis irá ajudar na economia.
  • Ao lavar roupas, prefira juntar bastante roupa para que apenas 1 ciclo seja suficiente para a lavagem e, se possível, reaproveite a água para lavar, por exemplo, o quintal.

E aí, gostou das nossas dicas? Se você seguir boa parte delas, temos certeza que a sua economia vai ser enorme e, possivelmente, irá sobrar alguma reserva para você começar a investir. E lembre-se, se estiver pensando em investir em imóveis, procure uma empresa de confiança como a SN Construtora que faz parte do Grupo SN com uma história de mais de 60 anos no mercado de Lavras e região.

Mais que um empreendimento, o seu lar é o nosso maior legado!