Cozinhas compactas: como organizar a sua?
Se você é daquele grupo de pessoas que acreditam que ter uma cozinha pequena em casa é sinônimo de bagunça e desorganização, talvez seja o momento certo de rever alguns conceitos.
Na verdade, cozinhas mais compactas podem ser, inclusive, grandes aliadas para uma organização mais efetiva. Menos espaço, dependendo do planejamento do ambiente, pode significar praticidade e facilidade na hora de realizar as tarefas.
Nesse artigo, separamos 5 super dicas de organização para você que tem uma cozinha compacta!
- Pense em uma cozinha planejada
Você já cogitou a ideia de optar por uma cozinha planejada? Pois deveria! Afinal, essa é uma opção perfeita para quem não dispõe de muito espaço.
A grande vantagem de ter uma cozinha planejada é o fato dela ser feita sob medida para as dimensões do cômodo.
E o maior objetivo dessa adequação do tamanho das bancadas, armários e eletrodomésticos é um só: manter o ambiente o mais otimizado possível.
- Compre eletrodomésticos com tamanhos adequados
Vamos combinar: se você tem uma cozinha pequena, não existe a necessidade de comprar uma geladeira que ocupa quase a metade do ambiente, não é verdade?
Pense nisso: quanto menores os eletrodomésticos forem, menos espaço eles ocuparão. E, por consequência, mais organizada sua cozinha ficará.
E não é por falta de opção no mercado. Em qualquer loja de eletrodomésticos você consegue facilmente comprar fogões, geladeiras ou microondas de tamanhos mais compactos.
- Substitua mesas e cadeiras por banquetas e balcões
Sim, sabemos que mesas e cadeiras são elementos já tradicionais em grande parte das cozinhas pelo Brasil.
No entanto, optar por balcões e banquetas pode ser uma ótima pedida para dar aquela sensação de amplitude no local.
Afinal, devemos lembrar que mesas e cadeiras ocupam um espaço relativamente grande da cozinha. Portanto, é uma substituição positiva para quem quer ganhar uns centímetros a mais no cômodo.
- Mantenha a cozinha sempre iluminada
Essa é uma dica clássica para quem deseja ampliar ambientes mais compactos, funcionando muito bem em cozinhas.
A iluminação é sempre uma boa forma de dar uma sensação de amplitude para o local. Pensando nisso, aposte em iluminações pontuais sobre a bancada, LED para prateleiras e iluminação em trilho para a cozinha inteira.
E claro, luz natural deve ser prioridade. Se você tiver alguma janela na cozinha, sempre a mantenha aberta. Além de iluminar e aumentar o local, também estará circulando ar pelo cômodo.
- Use apenas o necessário
Já ouviu aquela máxima do “menos é mais”? Então, ela se aplica perfeitamente quando o assunto é organização de cozinhas compactas.
Quanto mais objetos desnecessários estiverem ocupando espaço, mais difícil será manter a organização em dia, certo?
Mantenha na cozinha apenas aquilo que apresentar utilidade durante as atividades. O que você não usa mais por algum motivo, desapegue! Leve para doação ou se desfaça de alguma maneira.
Viu como não é tão difícil organizar sua cozinha compacta? Pensar em planejamento, técnicas de ampliação de ambiente e desapego representa a chave para o sucesso nessa missão!
Seguindo essas dicas, você sentirá gosto em passar mais tempo na sua própria cozinha. Mãos à obra!