Como realizar o descarte correto do lixo produzido em casa?
A massiva produção de lixo que cresce no mundo inteiro é uma das problemáticas mais sérias do nosso século. Pensando nisso, um descarte correto de resíduos, tanto empresariais quanto pessoais, é mais do que essencial para a preservação do meio ambiente.
Visto a magnitude do problema, a resolução infelizmente não chegará de um dia para o outro. No entanto, tomando pequenas atitudes, todos nós podemos ajudar a minimizar os impactos do acúmulo de resíduo no planeta.
Mas afinal, você sabe qual é a forma correta de descartar o lixo produzido em casa?
Continue a leitura do artigo que iremos te apresentar algumas soluções para você realizar o descarte do seu lixo de forma responsável.
- Lixo doméstico: como proceder?
No nosso cotidiano, a produção de lixo é absolutamente normal. Algum celular que parou de funcionar e não tem mais utilidade, pilhas e baterias que chegaram ao fim de suas vidas úteis, um móvel quebrado que não te serve mais. Sem contar no lixo comum, alimentos e embalagens descartadas todos os dias. Em poucas palavras: nós produzimos lixo em nossa casa todos os dias.
E justamente por sermos grandes produtores de resíduos, existe uma necessidade urgente de tomarmos algumas medidas no nosso cotidiano que trabalhem com um objetivo principal: minimizar da melhor forma possível o descarte de lixo em locais impróprios.
Por sorte, não é tão difícil realizar o descarte correto de seu lixo. Na verdade, são pequenos passos que farão uma diferença enorme se realizados diariamente, virando partes ativas de sua rotina.
- Como fazer uma separação adequada do lixo?
Antes de saber uma separação adequada do lixo, é necessário ter consciência de que será um hábito novo, e como todas as coisas novas, precisamos de um tempo para nos adaptar. Ou seja, ter em mente que essa é uma atitude nobre que só contribui ao benefício ambiental e a integridade da nossa sobrevivência.
Para fazer a separação de lixo adequada você precisa, primeiramente, reservar uma lixeira a mais para o descarte de recicláveis, isso auxilia muito na organização! Comece separando o lixo orgânico e limpe o excesso de resíduo orgânico das caixinhas, vidros e plásticos. Avise as pessoas que moram com você sobre os novos hábitos!
Depois, certifique-se sobre a presença de serviços de coleta seletiva na sua cidade, caso não haja coleta por meio de ações externas, comece com pequenas atitudes. Como, por exemplo, se há coletores de materiais recicláveis independentes na sua região e instituições de coleta de resíduos domésticos, já é uma contribuição imensa à sustentabilidade do planeta.
- O que fazer com lixos eletrônicos?
Os lixos eletrônicos podem fazer um grande mal para a nossa saúde se não forem descartados no local correto. Na maioria dos casos ocorre de maneira indireta, em ciclos maiores como, por exemplo, da água que sai da torneira (usada na preparação de alimentos), onde pode conter resíduos químicos, causados pelo descarte incorreto de resíduos da população.
Como fazer? O primeiro passo é separar o seu lixo eletrônico, como pilhas, fones de ouvidos, controles e celulares e procurar o ponto de coleta mais próximo de você. Muitas vezes até a própria loja, onde você comprou os aparelhos eletrônicos, possui uma lixeira própria para depósito de descartes de eletrônicos. Informe-se sobre!
São esses pequenos passos sendo realizados com constância que conseguiremos ajudar a natureza dia após dia! O futuro que precisamos é construído com as boas ações de agora! E para saber mais sobre o descarte correto do lixo baixe o nosso mini e-book gratuitamente clicando aqui!