Como descartar óleo de cozinha corretamente?
Presentes praticamente em toda casa, o óleo comestível, popularmente conhecido como óleo de cozinha, pode ser extremamente nocivo para o meio ambiente se descartado de maneira errada e sem os cuidados necessários.
Para se ter uma ideia do grau de risco para a natureza que um descarte incorreto pode causar: por ser uma substância insolúvel, apenas 50 mg de óleo de cozinha já são o suficiente para poluir 25 mil litros de água.
Você sabe como descartar corretamente o óleo que produz diariamente em sua casa? Nesse artigo iremos te explicar como realizar esse processo sem agredir a natureza!
- Qual o problema do descarte incorreto do óleo de cozinha?
Em um primeiro momento, devemos considerar que a maioria das casas e apartamentos apresentam uma ferramenta chamada de “caixa de gordura”. Esse recipiente tem a função de armazenar, como o nome sugere, a gordura que vem da pia. Quando o óleo é despejado pela pia, por exemplo, pode ocasionar o entupimento dos canos de PVC e o acúmulo de gordura na caixa.
Quando o óleo de cozinha consegue passar pela caixa de gordura sem ficar retido, ele chega às redes responsáveis pelo esgoto doméstico e podem ter dois destinos: ou vai para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ou acaba sendo despejado em algum rio ou no mar.
No primeiro caso, é necessário que o óleo (que se mistura com outros resíduos e com água) chegue em uma rede coletora. E é nesse momento, quando passa para rede, que o óleo obstrui o fluxo do esgoto que naturalmente seria direcionado para o ETE.
Quando encaminhado para um rio, dependendo da carga de esgoto que esse corpo hídrico possui, o óleo de cozinha pode causar impactos ainda maiores, poluindo o ambiente.
- Como descartar corretamente o óleo de cozinha?
Agora você deve estar se perguntando: “se não posso despejar na pia, o que devo fazer para descartar o óleo de cozinha?”. A resposta para essa pergunta é simples e rápida de ser resolvida.
Sempre que você terminar de usar o seu óleo de fritura, despeje-o, com o auxílio de um funil, dentro de uma garrafa PET. Repita esse processo toda vez que usar o óleo de fritura, não esquecendo de fechar bem a garrafa e manter longe do alcance de crianças. Quando encher algumas garrafas de óleo, procure alguma ONG ou empresa especializada nesse tipo de coleta seletiva.
Se você é daquele tipo de pessoa que gosta de dar outras utilidades aos resíduos produzidos em casa, temos uma ótima notícia: é possível produzir sabão caseiro com o óleo de cozinha! Procurando na web, você encontra diversos tutoriais ensinando de forma fácil como realizar esse processo.
Lembre-se: os óleos de cozinha, se descartados da maneira certa, podem se transformar em biodiesel, tinta a óleo, sabão, massa de vidraceiro e outros derivados.
Ao destinar de forma correta, além de evitar problemas na sua casa como encanamentos da caixa de gordura entupidos, por exemplo, você também estará incentivando a reciclagem e, acima de tudo, preservando o meio ambiente.