4 dicas de como evitar problemas com a fechadura da porta do seu imóvel
Quando o assunto é segurança cada vez mais os brasileiros precisam estar atentos com suas residências. Afinal, ninguém quer ser surpreendido com pessoas estranhas dentro da sala ou no quarto do seu imóvel, não é mesmo?
Ainda mais agora, que estamos ficando mais tempo em nossas casas e apartamentos e pra quem tem crianças dentro de casa, pensar na segurança é ainda mais necessário. Por isso, é preciso estar atento à fechadura da porta do seu lar e realizar a manutenção correta do fecho. Isso, para evitar dores de cabeça, assegurar sua proteção e das pessoas que moram com você.
Neste artigo, daremos 4 dicas de como evitar problemas com a fechadura do seu imóvel e garantir maior segurança.
Manutenção da limpeza
Manter a limpeza da fechadura do seu imóvel em dia além de contribuir para sua saúde, pode evitar problemas de chaves emperradas. Pois, o excesso de poeira pode provocar ferrugens no miolo do fecho.
Seja fechadura convencional ou eletrônica recomenda-se que, de seis em seis meses, a lubrificação do cilindro seja feita. Para isso você terá que aplicar de duas a três gotas de óleo mineral na chave e introduzi-la no cilindro. Evitando, assim, a ferrugem no miolo do fecho e possíveis situações de chaves emperradas.
Para uma melhor higienização do local é recomendado realizar a limpeza da fechadura e maçaneta pelo menos uma vez ao dia. Umedeça com água um pano macio e aplique detergente sem cor, cheiro e, de preferência, neutro. Depois, aplique na fechadura e maçaneta da sua porta.
Uma dica: carregue sempre consigo álcool em gel para realizar a higienização das mãos, antes de entrar em casa.
Problemas com maçaneta frouxa
Caso sua maçaneta esteja frouxa, mais fácil será o processo de arrombamento da porta. Então, é preciso dar mais atenção a esse fator.
É fácil de identificar que a maçaneta da sua porta está frouxa ou tremendo, isso por estar em um local visível e por você estar sempre em contato com o objeto. Identificando esse problema, talvez você precise apertá-la na trava, pois provavelmente ela está desalinhada.
A falta desse nivelamento se dá pelo tempo de uso da fechadura, ou por má instalação mesmo. Além de comprometer a sua segurança, a instalação feita de maneira incorreta pode causar o empenamento da sua porta.
Para solucionar o problema da maçaneta frouxa, você precisa reajustar os parafusos e dobradiças. Caso você não esteja confortável em realizar o uso das ferramentas, chame um especialista.
Fechaduras tecnológicas
Você já pensou nas inúmeras fechaduras que podem trazer segurança para sua porta?
Existem diversas opções de dispositivos que podem se adequar a sua necessidade. Mas, antes de fazer qualquer escolha, é preciso saber a eficácia de cada fechadura.
As fechaduras digitais e eletrônicas, por exemplo, podem ser controladas a distância, por um dispositivo móvel, além de ser possível configurá-las com as digitais de sua preferência ou até mesmo pelo reconhecimento facial. Caso aconteça suspeitas de tentativa de invasão, você terá total controle da ferramenta.
Segurança nunca é demais
Quando o assunto é proteção, nunca é demais pensar em outras formas de garantir esse cuidado.
Por isso, opte por morar em condomínios com prédios. Hoje em dia, em sua maioria, os condomínios possuem portaria 24 horas, muros altos, controle automático dos portões, vigias noturnos, além da identificação de pessoas para acessar os apartamentos.
Essas foram as 4 dicas de como garantir a manutenção da fechadura de sua porta e, assim, contribuir para a segurança da sua família. Não se esqueça, precisando é só chamar a gente aqui na SN Construtora.