O que você pode fazer no seu apê próprio que você não pode fazer em um imóvel alugado?

Sabemos que todas as pessoas querem personalizar seu lar para deixá-lo do seu jeito. Em um imóvel alugado nem sempre isso é possível. Confira neste blog algumas vantagens de ter o seu apartamento próprio.

O seu lar tem a sua cara? Ele combina com seu estilo de vida? O seu apartamento próprio é muito mais que a realização de um sonho, ele proporciona muitos benefícios e comodidades que um imóvel alugado não proporciona. No caso do aluguel, existe um contrato que determina o que você pode ou não fazer no imóvel e ele é muitas vezes bastante rígido com relação a reformas e personalizações. Ao ignorar estas restrições, você pode enfrentar penalidades.

Enquanto isso, o imóvel próprio oferece maior liberdade de deixar seu lar do seu jeito. Além disso, você tem maior estabilidade residencial, pois não precisa se preocupar com mudanças inesperadas ou aumentos de aluguel. Você tem controle sobre o seu espaço e pode fazer todas as mudanças que forem possíveis e que não prejudiquem a estrutura do apartamento.

Na verdade, alguns proprietários até podem liberar que você faça algumas reformas, porém isto não é recomendado. Os contratos de aluguel terminam, o proprietário pode não querer mais alugar o imóvel ou simplesmente você pode precisar mudar… E como fica o seu investimento? Você terá dedicado seu tempo e dinheiro em algo que não é seu. Tenho certeza que você não quer passar por isso, né? Pensando nisso, trouxemos hoje 4 mudanças que são difíceis de serem feitas quando seu lar não é realmente seu.

  1. Móveis planejados

A ideia de investir em móveis planejados pode parecer tentadora, especialmente quando se busca otimizar o espaço e obter um ambiente sob medida para suas necessidades. No entanto, é importante considerar alguns pontos antes de tomar esta decisão.

Um destes pontos é a falta de portabilidade. Móveis planejados são projetados especificamente para o espaço atual e podem não se adequar ou ser funcionais em outros ambientes. Isso pode limitar sua flexibilidade e exigir custos adicionais no futuro, caso você  precise se mudar.

Além disso, como inquilino, você geralmente é responsável por manter o imóvel em boas condições. A instalação de móveis planejados pode tornar isso mais complicado. Alterações estruturais ou permanentes podem exigir permissões especiais e dificultar a restauração do apartamento à sua condição original ao final do contrato de aluguel. Isso pode resultar em conflitos com o proprietário e até mesmo em custos extras para você.

Morando em um apartamento próprio isso não acontece. Você pode planejar o seu apartamento do seu jeito, utilizando as cores que você desejar, o estilo que mais te agradar e aproveitando o máximo possível o seu espaço.

  1. Fazer muitos furos na parede

Furos são necessários para se instalar tanto itens de decoração como espelhos e quadros, quanto para móveis suspensos e varões de cortinas. Morando em um imóvel alugado, o ideal é que não se faça muitos furos na parede, uma vez que, no momento da entrega do imóvel, as paredes devem ser reparadas. Dependendo do número de furos e do estado da parede, você pode ter que arcar com custos de reparo consideráveis. Quando se fala em azulejos, a situação se torna ainda mais complicada. Imagina ter que encontrar um azulejo idêntico para fazer o reparo?

Entretanto, morando em um apartamento próprio você poderá fazer furos conforme sua vontade e necessidade. Isto te dá uma liberdade muito maior de deixar o seu apartamento do seu jeito, sem dor de cabeça nem burocracias. É importante tomar cuidado com a estrutura da parede, para não causar danos em fiações elétricas, tubulações de água ou estruturas internas. Porém, quando você compra um apartamento você recebe as plantas hidráulica, elétrica, estrutural e os As Built, para evitar possíveis dores de cabeça quanto a isso.

  1. Retirar/trocar pisos ou azulejos

A maioria dos contratos de locação especifica que as modificações estruturais não são permitidas sem o consentimento prévio do proprietário. Retirar ou trocar pisos e azulejos sem autorização pode resultar em penalidades financeiras ou até mesmo na rescisão do contrato.

Mesmo que haja permissão para isso, a substituição de pisos e azulejos é uma tarefa dispendiosa. Mais do que apenas o custo dos materiais, você também precisará arcar com mão de obra especializada para realizar o trabalho. Considerando que você não é o proprietário do imóvel, investir uma quantia considerável em melhorias permanentes pode não ser financeiramente viável a longo prazo.

Além disso, quando chegar a hora de deixar o imóvel, será necessário restaurar o apartamento à sua condição original. A remoção de pisos e azulejos pode causar danos às superfícies subjacentes, exigindo reparos e custos adicionais para retornar às condições anteriores. No seu apartamento próprio você não terá esta dificuldade, podendo alterar os pisos e azulejos conforme seus gostos e vontades.

  1. Instalação de recursos permanentes

A maioria dos contratos de aluguel inclui cláusulas que proíbem este tipo de alteração no imóvel sem aprovação prévia. Em muitos casos, você pode não ser autorizado a instalar recursos permanentes, como sistemas de ar condicionado, aquecedores, ventiladores de teto ou outros dispositivos que exijam modificações elétricas ou estruturais.

Além do investimento significativo de tempo e dinheiro, ao instalar recursos permanentes em um imóvel alugado, você está investindo em algo que não terá a posse a longo prazo. Principalmente ao considerar que você não poderá levar esses recursos consigo ao se mudar.

No seu apartamento próprio, você poderá instalar os recursos que você necessitar. Uma dica seria investir em automação residencial para deixar seu lar mais inteligente, prático e funcional.

Não passe mais perrengue em imóveis alugados. Venha morar no que é seu! Na SN Construtora você possui excelentes opções de imóveis para você viver do seu jeito, com tranquilidade e sem preocupações.

Mais que um empreendimento, o seu lar é o nosso maior legado!