Como começar a investir em imóveis?

Quer aumentar seu patrimônio investindo em imóveis e não sabe como começar? Neste blog você encontrará diversas dicas para te ajudar nesse início de jornada.

Existem diversos motivos pelos quais as pessoas optam por investir seu dinheiro, tais como: crescimento de patrimônio, proteção do dinheiro contra a inflação, realização de objetivos financeiros ou geração de renda. 

Não importa quais sejam seus motivos para começar a investir, é fato que o investimento em imóveis é um dos tipos mais tradicionais, seguros e rentáveis do mercado. Pode parecer assustador no início, mas com as informações certas, você terá inúmeros benefícios. A seguir você encontrará 4 dicas que irão te auxiliar neste início de jornada.

  1. Compreenda os benefícios de se investir em imóveis

Investir em imóveis traz vários benefícios. É importante compreendê-los para entender as razões de optar por este tipo de investimento, mesmo com tantas opções disponíveis no mercado imobiliário. 

O primeiro benefício é a segurança. Em períodos de instabilidade econômica, os investidores que optam por outras aplicações financeiras podem correr muitos riscos. Porém, ao investir em imóveis estes riscos são praticamente inexistentes, uma vez que a posse de imóveis é fixa, consistente e sólida. 

O segundo benefício é valorização do bem e preservação do valor investido. O processo de valorização não costuma acontecer em curto prazo, mas, com visão de mercado e agilidade para aproveitar as oportunidades, é possível aproveitar negócios rentáveis. Ainda que não ocorra em curto prazo, o valor investido permanece preservado da inflação, sendo reajustado todo ano, o que é vantajoso.

O terceiro benefício é o aumento de patrimônio e possibilidade de geração de renda passiva a partir de aluguel. Além do fato de que, quem tem dificuldades em ter a disciplina necessária para colocar dinheiro em alguma aplicação financeira, esta modalidade serve como um incentivo a mais para formar o patrimônio.

  1. Se organize financeiramente

Antes de começar a investir em imóveis, é necessário que você organize suas finanças para que você compreenda sua situação financeira atual e possa determinar o montante que você tem disponível para aplicar em imóveis.

O primeiro passo é fazer um controle financeiro detalhado para identificar áreas onde você pode economizar dinheiro, sempre levando em consideração suas despesas fixas e variáveis, como alimentação, moradia, transporte, educação, entre outras. A melhor forma de fazer isso é anotando seus gastos em uma planilha ou em algum app. 

Outros passos envolvem eliminar dívidas de alto custo como cartões de crédito e empréstimos de juros altos e criar uma reserva de emergência, para garantir uma maior segurança financeira. Fazendo isso, você irá aplicar seu dinheiro com muito mais tranquilidade.

  1. Escolha em qual tipo de imóvel você quer investir

Existem vários tipos de imóveis em que você poderá investir, sendo que os principais são: apartamentos, casas, imóveis rurais, imóveis comerciais, imóveis em condomínios ou lotes. Cada qual possui diferentes características, que irão impactar no seu retorno sobre o investimento (ROI). É importante que você analise qual opção mais se encaixa com os seus objetivos financeiros antes de começar a investir. 

Um questionamento que pode surgir no processo de escolha do tipo de imóvel para investir: seria se é mais vantajoso comprar um imóvel pronto ou na planta. Por mais que comprar imóveis prontos possua a vantagem de você poder conhecer o produto antes de comprar, a compra de imóveis na planta traz muitos benefícios: entre eles se encontram as possibilidades de pagamento mais flexíveis durante o período de obra, maior retorno sobre investimento quando comparado a imóveis prontos e maior opções para escolha da unidade,  conforme disponibilidade do empreendimento a ser adquirido. 

  1. Conferir a documentação

Para garantir sua segurança e evitar cair em golpes, sempre verifique com cautela a documentação do imóvel ou terreno que será comprado. Se houver irregularidades, o comprador pode ficar em uma situação complicada. Para evitar esse tipo de inconveniência, é necessário analisar cuidadosamente as informações sobre o imóvel a ser adquirido.

Caso opte por comprar com uma construtora, é importante que você verifique se é uma empresa de confiança, de renome e confiável. Entretanto, se você estiver comprando um imóvel de terceiro, exija todas as certidões negativas e  solicite a matrícula do imóvel com certidão de ônus em algum Cartório de Registro de Imóveis, para garantir sua segurança. 

É fato que investir em imóveis é um negócio altamente seguro, lucrativo e rentável. Atuando de forma certa e tomando as melhores decisões, é possível desfrutar ao máximo deste mercado. Caso você queira iniciar seu investimento em imóveis, a SN Construtora possui as melhores opções para você. Entre em contato conosco!

Mais que um empreendimento, o seu lar é o nosso maior legado!