Agora é a hora! Taxa SELIC baixa indica momento oportuno para compra de imóveis
O mercado imobiliário se apresenta em um bom momento, tanto para pessoas que desejam adquirir o bem para investimento, quanto para aqueles que desejam comprar o imóvel para moradia.
O COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu por unanimidade na última reunião realizada em Junho deste ano, pela manutenção da Taxa SELIC a 6,50% ao ano, vindo de uma taxa de 14,25% em outubro de 2016.
Segundo dados do Banco Central, as taxas médias de mercado para financiamento imobiliário para pessoas físicas caíram de 15,4% a/a em janeiro de 2017 para 11,3% em fevereiro deste ano. No caso do Minha Casa, Minha Vida, as taxas são ainda menores, com juros a partir de 5,5% a/a.
Até para quem não está habilitado para financiar seu imóvel pelo MCMV, as taxas estão bem baixas, partindo de 8,85% a/a, ou 0,71 ao mês. A redução dos juros para financiamento de imóveis acontece depois de 17 meses de taxas congeladas nas linhas de crédito que utilizam recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. A última redução de taxas do banco para crédito imobiliário tinha ocorrido somente em novembro de 2016.
Outro ponto que garante o bom momento para quem deseja comprar o apartamento dos sonhos, é queda do preço do metro quadrado, aliada à melhora da oferta de crédito e o grande número de oportunidades de imóveis novos disponíveis, deixando o mercado super atrativo e aquecido.
Para os imóveis adquiridos na planta, vale lembrar ainda da perspectiva de valorização depois de pronto e do bom retorno quando se aluga o imóvel.
Segundo Paulo Muniz, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal “O momento é de comprar imóveis.” Segundo o especialista, “quem estava esperando o momento certo para investir em imóvel, deve aproveitar. O imóvel ainda não recuperou o preço e, com a queda da oferta, a tendência é o metro quadrado voltar a subir”. Para investir ou morar, não perca a chance de fazer um bom negócio.