Como usar o FGTS para comprar seu APÊ?
O sonho de morar na casa própria e sair de vez do aluguel não está tão distante quanto muitos imaginam. Através do financiamento pelo Minha Casa Minha Vida você conquista o tão desejado Apê, pagando prestações que não apertam o orçamento familiar.
Uma das alternativas oferecidas pela Caixa Econômica Federal é a possibilidade de utilizar o FGTS para dar entrada no imóvel. Porém, para poder utilizar o dinheiro do Fundo de Garantia, é preciso cumprir algumas regras, pois este dinheiro só pode ser utilizado em condições específicas. É isso que explicaremos aqui. Confira:
1. O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, é um depósito mensal que o empregador faz ao funcionário no valor de 8% do salário recebido. O depósito é feito em uma conta aberta automaticamente na Caixa Econômica Federal em nome do empregado, no momento que ele é contratado. Esta é uma garantia do trabalhador, caso ele seja demitido sem justa causa e a oportunidade de investir em uma moradia própria.
2. Como utilizar o FGTS no financiamento do novo Apê?
O Fundo de Garantia pode ser utilizado no financiamento habitacional nos casos de aquisição de um imóvel novo ou usado, na construção, liquidação ou amortização de dívida de financiamento. Para conseguir utilizar o Fundo de Garantia para financiar o seu Apê na SN Construtora, de acordo com as regras do próprio Fundo, é preciso:
• Ter mais de 3 anos totais de carteira assinada
• Não possuir financiamento em seu nome
• Não possuir nenhum imóvel na cidade
• Trabalhar e morar na cidade
3. Posso comprar qualquer imóvel com o FGTS?
Não. Para utilizar o Fundo de Garantia no financiamento, o imóvel deve ser obrigatoriamente residencial, urbano e ser a casa do portador do FGTS.
Além disso, o imóvel deve estar localizado na mesma cidade ou cidades próximas ao local de trabalho do proprietário do financiamento.
4. Quais documentos preciso para sacar o FGTS?
Para dar entrada no pedido do FGTS para o financiamento do seu imóvel é preciso:
• Carteira de trabalho
• Comprovante de residência – Conta de água ou luz
• Certidão de nascimento
• Certidão de casamento – caso seja casado
• Certidão de matrícula e cópia do IPTU da casa ou apartamento a ser comprado para provar que o imóvel está em situação regular
Não se preocupe que na SN você terá todo o apoio dos nossos consultores quanto à documentação!
5. Como eu retiro o dinheiro do FGTS?
É importante ressaltar que, quando o Fundo de Garantia é liberado para o financiamento do imóvel, o dinheiro é depositado diretamente na conta do vendedor. Ou seja, quando saca o fundo de garantia para comprar um imóvel, o comprador não lida diretamente com o dinheiro. O trabalhador dá entrada no pedido por meio de um documento e, logo após a liberação, o dinheiro é depositado na conta da empresa responsável pela venda do imóvel.
Como você pode ver, existem hoje alternativas que facilitam o processo de financiamento da casa própria. Por meio do saque do FGTS você tem a possibilidade de dar entrada nesse sonho.
Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida. Fique atento ao e-mail, e em nossas redes sociais e não perca nenhum conteúdo!